Buscar em:
Política
Zé Cocá, Prefeito de Jequié, fala como será a sua relação política com o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, veja análise eleitoral
Ele tem toda a condição de ajudar. Ele gosta de Jequié tem uma história na cidade, vai trabalhar. Estarei à disposição e cobrando aquilo que for necessário, elogiando aquilo que for certo, então, estarei sempre à disposição.
Ler Texto
Postada em: 08/11/2022
Atualizado em: 08/11/2022
Zé Cocá, Prefeito de Jequié, fala como será a sua relação política com o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, veja análise eleitoral
Em entrevista exclusiva ao portal BomFm em Jequié, na sexta-feira à noite(04Novembro22), dia em que o museu foi reaberto a comunidade jequieense, em sala reservada, o Prefeito de Jequié, Zé Cocá ao ser perguntado, falou como se daria a sua relação política no âmbito da Prefeitura Municipal de Jequié, Consórcio Intermunicipal Médio Rio das Contas-CIMURC e da União de Prefeitos da Bahia-UPB com o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

Em sua primeira disputa eleitoral, o ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues (PT) derrotou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e será o novo governador da Bahia.

Com a conquista de 4.480.464 votos válidos, correspondendo a 52,79% dos votos válidos, enquanto ACM Neto conseguiu 4.007.023, equivalente a 47,21%, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram computados ao todo 8.964.244 votos, com 113.101 brancos (1,26%) e 363.656 nulos (4,06%). O índice de abstenção no estado foi de 20,49%.

Com a vitória no segundo turno, o PT vai governar o estado da Bahia pela quinta vez consecutiva.

Fazendo um recorte regional, de acordo a votação em cada município do território Médio Rio das Contas, território este em que as forças centrais da política baiana começam a redesenhar um novo quadro político, o qual mostra a força que Jerônimo terá e os novos desafios para Cocá. O território é composto por 16 cidades, as quais Zé Cocá é o representante dos prefeitos, presidente da CIMURC. É indiscutível que a força política se mede pela quantidade de votos, em Jequié onde Zé Cocá é o atual prefeito, Jerônimo (PT) recebeu 46.153 votos (51,41% do total da cidade). Seu adversário, ACM Neto (UB), teve a preferência de 48,59% dos eleitores e registrou 43.614 votos, ficando em segundo lugar.

Em Aiquara, terra natal de Jerônimo Rodrigues (35,49%), perdeu para ACM Neto 64,51%, contudo, Jerônimo Venceu 15 das 16 cidades do território Médio Rio das Contas, onde o atual prefeito de Jequié é o presidente da CIMURC, consorcio intermunicipal de prefeitos que o credenciou para assumir a UPB. Já na terra natal de Cocá, Itiruçu, Jerônimo venceu com 65% e ACM Neto perdeu com 35%, mas no berço político, em Lafaiete Coutinho onde Cocá foi prefeito por dois mandatos, Jerônimo venceu também com uma votação expressiva, 72,2% contra 26,8% de ACM Neto.

Resultado eleitoral nas demais cidades do território Médio Rio das Contas mostra  forte capilaridade política para Rodrigues

Apuarema - Jerônimo Rodrigues 64,56% e ACM Neto com 25,44%
Barra do Rocha - Jerônimo Rodrigues 65,36% e ACM Neto com 34,64%
Boa Nova - Jerônimo Rodrigues 74,15% e ACM Neto com 25,85%
Dário Meira - Jerônimo Rodrigues 75,9 e ACM Neto com 24,1%
Gongogi - Jerônimo Rodrigues 54,39% e ACM Neto com 45,61
Ibirataia - Jerônimo Rodrigues 53,6 e ACM Neto com 46,94
Ipiaú -Jerônimo 57,55% e ACM Neto 42,45%
Itagi - Jerônimo Rodrigues 52,79 e ACM Neto com 47,21%
Itagibá - Jerônimo Rodrigues 62,65% e ACM Neto com 37,35%
Jitaúna - Jerônimo Rodrigues 72,15 e ACM Neto com 27,85%
Manoel Vitorino - Jerônimo Rodrigues 78,03% e AC Neto com 21,97%
Nova Ibiá - Jerônimo Rodrigues 56,88 e ACM Neto com 43,12%
Ubatã - Jerônimo Rodrigues 54,79 e ACM Neto com 45,21%
Itamari -Jerônimo Rodrigues 63,54% e ACM Neto com 36,46%
Fonte: TSE.

De acordo a análise feita pela reportagem do portal BomFm, o quadro político começou a se redesenhar ainda no primeiro turno com o cheque eleitoral sem fundo de Neto, o qual aparecia com larga vantagem na maioria das pesquisas eleitorais, com receio da falta de apoio de Jerônimo para as próximas eleições municipais, os atuais prefeitos e vice-prefeitos que apoiaram Neto no primeiro turno preferiram seguir com o projeto político de Jerônimo Rodrigues com o apoio de Lula(PT), Otto(PSD), Jaques Wagner(PT) e o atual Governador da Bahia, Rui Costa(PT).

Na entrevista ao portal Bomfm, Zé Cocá se mostrou bastante sereno no que tange a relação política para com o governador eleito, Jerônimo Rodrigues. No bastidor político, dizem que Zé foi fiel ao Partido Progressista (PP) de João Leão, partido ao qual o mesmo é filiado e ingrato com o atual Governador da Bahia, Rui Costa (PT) que também ajudou o prefeito a se eleger presidente da União de Prefeitos da Bahia-UPB e trouxe vultuosos investimentos na cidade de Jequié, município administrado por Cocá.

Há um fato a ser observado, que a política é dinâmica, e para tanto, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) admitiu na manhã desta terça-feira (8) que conversas estão em curso para atrair deputados do PP ao seu arco de alianças. Segundo o petista, as tratativas acontecem diretamente com parlamentares e que não há diálogo com a direção do partido na Bahia, hoje comandado pelo atual vice-governador João Leão.
 
"Sobre esse tema específico, nós estaremos sim buscando diálogo com diversos partidos, mas no caso do PP tem havido diálogo com parlamentares, não com a direção, a executiva estadual. Nós estamos sim conversando com parlamentares federais e estaduais", comentou Jerônimo.

É fato que Zé Cocá tem feito importantes obras estruturantes na cidade, esse reconhecimento é feito até pelos mais céticos observadores e apoiadores nos bastidores da política regional.  Só o futuro irá dizer se os mesmos serão aliados políticos novamente ou não.

Entrevista exclusiva com Zé Cocá, prefeito de Jequié

BFM - Prefeito passado o momento eleitoral, lembrando que o senhor apoiou ACM Neto (UB) ao governo do estado, que acabou perdendo as eleições para Jerônimo Rodrigues (PT), o qual foi eleito. Qual vai se dar a relação do município de Jequié, CIMURC e a UPB com Jerônimo Rodrigues, o Governador eleito da Bahia.

Zé Cocá - É dará sempre muito bem e digo sempre que política se faz olhando para a frente. Não se olha para trás. As eleições acabaram, a urna é clara. Vence as eleições, quem tem mais votos, se é por um, se é por 1, se é por 1.000, se é por 10.000, se é por 100.000, se é por 1.000.000, importante é quem ganhou, quem foi eleito deve trabalhar. É todo mundo ter essa sabedoria da essência do trabalho institucional. A discussão dos municípios e estados, não se mistura isso com política, aprendi a fazer política assim, eu nunca misturei e tenho certeza, Jerônimo também não fará isso. Ele tem toda a condição de ajudar. Ele gosta de Jequié tem uma história na cidade, vai trabalhar. Estarei exposição cobrando aquilo que for necessário, elogiando aquilo que for certo, então, estarei sempre à disposição. Acredito nisso, política é coisa de trabalho. Quem trabalha Deus ajuda.

BFM - Então será uma boa relação, a mais republicana possível?

Zé Cocá - É, com certeza, e será a nossa maior intenção. É essa, fazer um trabalho coeso, um trabalho de respeito, graças a Deus de que é vive um momento importante. É uma cidade hoje que se equilibrou nas suas finanças. Uma cidade hoje que trabalha com recurso próprio na ordem, isso é muito importante, 90% das infraestruturas que temos feito hoje é com recursos próprios do município. Além disso, com as emendas parlamentares e outras e outras estruturas, então, Jequié se preparou para isso.

É Claro que é importante. Iremos discutir demandas junto ao governo do estado, para buscar junto ao governador eleito obras de infraestrutura, para a nossa cidade. Jequié está entre as 10 cidades mais importantes da Bahia, então é importante, de fato, que haja uma parceria que, haja um trabalho, pois, não precisa historicamente estar do mesmo lado para cada um trabalhar e trazer benefícios. É importante que a política fique para trás, que a gente possa trabalhar para o futuro, e volto a dizer, se o governador trabalhar, e fazer correto, terá o nosso aplauso, terá o nosso compromisso, meu compromisso hoje é com Jequié, fui eleito para trabalhar com Jequié até o último dia do meu mandato, estarei trabalhando incansavelmente para trazer Jequié novamente para estar entre as cidades mais prósperas da Bahia.
 
BomFm – André Bomfim.
Foto: Arte BomFm / André Bomfim.

Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).
Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Zé Cocá, Prefeito de Jequié, fala como será a sua relação política com o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, veja análise eleitoral.
Últimos notícias