Buscar em:
Política
Síncope vasovagal, mal-estar que teria feito Pazuello deixar depoimento na CPI da Covid
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal na tarde desta quarta-feira durante intervalo da CPI da Covid, e a sessão foi suspensa. Segundo o senador e médico Otto Alencar...
Ler Texto
Postada em: 20/05/2021
Atualizado em:
Síncope vasovagal, mal-estar que teria feito Pazuello deixar depoimento na CPI da Covid

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal na tarde desta quarta-feira durante intervalo da CPI da Covid, e a sessão foi suspensa. Segundo o senador e médico Otto Alencar (PSD-BA), Pazuello teve um quadro de síncope vasovagal.



Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a principal manifestação da síncope é o desmaio, provocado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Isso acontece em razão da diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na nuca. 



A síndrome não necessariamente significa uma doença. Há algumas situações que podem desencadear o problema, como ficar de pé por muitas horas, em ambientes fechados, estar em jejum ou ansiedade.



Os primeiros sinais são fraqueza, suor frio, palidez, calor, náusea, tontura, borramento visual, dor de cabeça ou palpitações.



BomFm – André Bomfim com informações de Constança Tatsch e Ministério da Saúde.



Foto: Leopoldo Silva / Agência O Globo.


Últimos notícias