Buscar em:
Chuva
Rio de Contas pode impedir vazão do Rio Jequiezinho, Defesa Civil de Jequié está em ação e já tem plano para o pior
A Prefeitura de Jequié, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), emitiu mais uma vez alerta à população sobre a abertura das comportas da Barragem de Pedras. Nesta sexta-feira(10Dezembro21),
Ler Texto
Postada em: 12/12/2021
Atualizado em: 29/10/2022
Rio de Contas pode impedir vazão do Rio Jequiezinho, Defesa Civil de Jequié está em ação e já tem plano para o pior

A Prefeitura de Jequié, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), emitiu mais uma vez alerta à população sobre a abertura das comportas da Barragem de Pedras. Nesta sexta-feira(10Dezembro21), o órgão abriu ainda mais a barreira de contenção devido às chuvas intensas.

Confira também –

Quais os cuidados durante o período chuvoso? Prefeitura de Jequié disponibiliza contato da Ouvidoria Geral do Município

Em Jequié, temporal não é o vilão, mas sim a falta de investimentos e políticas públicas de desenvolvimento sustentável por décadas

A Defesa Civil municipal informou que os feirantes, comerciantes e proprietários de imóveis no entorno do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (CEAVIG), que esta área possui riscos de alagamento, podendo ser atingidos pelas águas fluviais. É salutar que, preventivamente, essas pessoas retirem ou levantem em nível maior, as mercadorias e equipamentos, afim de evitar transtornos maiores.

De acordo a Marcus Maia, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, em entrevista ao comunicador, André Bomfim, por celular, contou que ações estão sendo realizadas em todo o município para atender a comunidade. Marcus informou que além do TeleZap a Prefeitura está direcionando equipes das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, Educação e Saúde.

“Social vida humana, ver se corre risco, retirar a família do local e levar para um abrigo seguro, casa de um amigo, parente e até mesmo alojamento, Infraestrutura com suporte e retirada de pessoas das localidades atingidas com o uso de caminhão, Secretaria de Educação, entramos em contato e pedimos que duas escolas fossem deixadas sobre aviso para estarem disponíveis em caso de necessidade de espaço para alojamento de pessoas desabrigadas, já a Saúde, deixamos em alerta também” Disse Marcus Maia.

Segundo Marcus, há outra grande preocupação, com a cheia do Rio de Contas, o Rio Jequiezinho fica cada vez mais represado, não tendo força para escoar a água.

A redação do portal, BomFm entrou em contato também com o professor, escritor, ambientalista e Secretário de Cultura e Turismo de Jequié, Domingos Ailton e perguntou sobre a possibilidade de o Rio de Contas represar o Rio Jequiezinho, o que causaria alagamentos no entorno de suas margens.

Segundo Domingos, já ocorreu essa situação no passado, na década de 80, o Rio Jequiezinho transbordou. Com a cheia do Rio das Contas ele não acaba tendo condição suficiente de lanças as águas no Rio das Contas, além da água do Rio das contas represar a água do Rio Jequiezinho, ele acaba transbordando.

De acordo a Domingos, na década de 80, ele viu a água chegar na Praça da Bandeira, a água chegou também até o posto Pampa, ficando toda a área alagada devido ao transbordamento do Rio Jequiezinho. Para Domingos, há sim essa possibilidade porque o Rio Jequiezinho não consegue jogar o volume de água no Rio de Contas, realmente é uma situação difícil.

Barragem de Pedra, foto Secom/PMJ (11/12/21).

Em nota também divulgada na manhã desta sexta-feira, 10, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informa que, devido às fortes chuvas ocorridas na bacia do Rio de Contas, nas últimas 24 horas, que o reservatório da Pedra atingiu um armazenamento de 62,14% do volume útil. Tendo em vistas a previsão de chuvas para a bacia, nos próximos dias, de moderada a forte, e visando a manutenção de volume, o reservatório da Barragem da Pedra vai ampliar, de forma gradual, a sua vazão de águas, até chegar em 700 metros cúbicos na segunda-feira, dia 13. Confira a programação:

- Sexta-feira, 10, serão liberados 380 metros cúbicos de água;

- Sábado, 11, serão liberados 550 metros cúbicos de água;

- Domingo, 12, serão liberados 650 metros cúbicos de água;

- Segunda-feira, 13, serão liberados 700 metros cúbicos de água.

A CHESF informou, ainda, que o quadro hidrológico vigente no Rio de Contas caracteriza a situação de alerta com possibilidade de formação de cheia, portanto, a população ribeirinha deve ficar atenta e redobrar os cuidados.

A população deve redobrar a atenção e, em caso de emergência em decorrência das chuvas, ligar 0800 071 1710 (Ouvidoria Municipal) ou 988662479 (WhatsApp da Defesa Civil).

 

BomFm – André Bomfim.

Foto: Capa reprodução redes sociais, e internas Secom/PMJ.

Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Notícias, Entretenimento, Defesa Civil Jequié, Marcus Maia, Rio de Contas, Rio Jequiezinho, Alagamentos, Enchentes.