Buscar em:
Educação
Presidente Lula sanciona bolsa para estudantes de baixa renda
?Presidente Lula sanciona programa Pé de Meia, com base em lei de coautoria da deputada Tabata Amaral.
Ler Texto
Postada em: 18/01/2024
Presidente  Lula sanciona bolsa para estudantes de baixa renda

O presidente Lula sancionou na terça-feira, 16, a lei 14.818/24, que cria uma poupança para que estudantes de baixa renda possam concluir o ensino médio. Serão beneficiados jovens de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio na rede pública e com a família inscrita no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda per capita mensal igual ou inferior a R$ 218. No caso de educação para jovens e adultos, podem receber o benefício quem está na faixa etária de 19 a 24 anos.

De acordo com o ministério da Educação, a evasão no ensino médio no Brasil chega a 16%. Os dados apontam que o primeiro ano é o que tem maior registro de evasão, abandono e reprovação de estudantes.

Como será a poupança 

Os ministérios da Educação e da Fazenda irão definir o valor a ser pago aos estudantes. A União deve aportar até R$ 20 bilhões para o pagamento. O valor será depositado em uma conta em nome do aluno.

“No Brasil, terminar ou não a educação básica tem uma correlação muito grande com a renda. (…) A evasão e o abandono escolar mais do que dobraram na pandemia, ainda não foi possívelreverter isso e vale a pena investir, literalmente, para manter os jovens na escola.

Como o valor será pago?

O programa prevê que os valores sejam depositados em uma conta a ser aberta no nome do estudante, mas isso ainda não foi definido. Serão duas formas de depósito, com regras de movimentação distintas:

Na primeira, os depósitos ocorrerão mensalmente, ao longo de cada ano letivo, para alunos que efetivarem a matrícula na série e comprovarem frequência mínima nas aulas. Esses valores poderão ser movimentados a qualquer momento.

Já na segunda, valores adicionais serão depositados em duas ocasiões:

quando o estudante for aprovado no ano letivo e quando o aluno participar do Enem

Esses recursos — que serão equivalentes a, no mínimo, um terço do total pago a cada estudante — poderão ser movimentados somente após a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.
 

BomFm – Cinthia Jullie com informaçoes do Mgalha/ G1

Foto: Reprodução  de Ricardo Stuckert

Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9150-4900. Você bem informado (a). Tags: Presidente Lula sanciona bolsa para estudantes de baixa renda

 

Últimos notícias