Buscar em:
Política
Prefeitura de Jequié capacita Organizações da Sociedade Civil para elaboração de projetos e captação de recursos via Siconv
Membros e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), estão participando do curso remoto “Elaboração de Planos de Trabalho, Diretrizes e Normas...
Ler Texto
Postada em: 16/06/2021
Atualizado em:
Prefeitura de Jequié capacita Organizações da Sociedade Civil para elaboração de projetos e captação de recursos via Siconv

Membros e representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), estão participando do curso remoto “Elaboração de Planos de Trabalho, Diretrizes e Normas Legais do Siconv”, de iniciativa da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação de Políticas Públicas. O Sistema de Convênios (Siconv) é uma ferramenta que tem como objetivo garantir a transparência nas transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos.



A capacitação, que vem sendo ministrada por Milton Gomes, conta com participação de representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e demais representantes de entidades sociais, é remota e aborda diversos temas, além do Siconv, como o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil; a Lei Orgânica da Assistência Social e as leis específicas voltadas à gestão de ONG’s; Metodologia para elaborar Projetos, entre outros.



A Associação Judô Ação, organização sem fins lucrativos e que trabalha a parte disciplinar e educacional de crianças e jovens, foi contemplada com uma emenda parlamentar do deputado federal Leur Lomanto, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), e os recursos serão geridos através do acesso da própria entidade ao Siconv.



“É um sistema muito importante, pois possibilita que possamos consultar novas emendas parlamentares, novos editais e assim, possamos concorrer e, inclusive, buscar recursos. É uma ferramenta que ajuda a abrir o leque de possibilidades e auxilia na gestão financeira das entidades. O melhor de tudo é que são as próprias organizações sociais quem fazem o acesso e obtém as informações diretamente do sistema, que enviam os recursos das emendas, também, diretamente para essas entidades cadastradas junto ao Siconv.”, disse o diretor técnico da Associação Judô Ação, Arlon Ferreira.



“Essa capacitação para o Siconv é fundamental para conhecer como funciona a ferramenta e de que forma ela pode auxiliar as organizações sociais, na questão da manutenção de projetos e captação de recursos. É um caminho que ajuda muito no desenvolvimento da operacionalização para essas entidades.”, destacou a gestora de políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marinelma Macedo.



Bomfm -  André Bomfim com informações da SECOM / Jequié.



Arte: SECOM / Jequié.



 



Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, no Facebook,  no Instagram e no Telegram. Você bem informado(a).


Últimos notícias