Buscar em:
Chuva
Jequié: preocupante, Chesf não tem plano de emergência, haverá hoje às 15h reunião, Rui Costa visita a cidade hoje à tarde
Aconteceu nesta segunda-feira(27Dezembro21), por volta das 12h, na Câmara Municipal de Vereadores uma Coletiva de Imprensa que contou também com a participação de alguns vereadores para tratar de assuntos relacionados as chuvas e cheias dos rios.
Ler Texto
Postada em: 28/12/2021
Atualizado em: 29/10/2022
Jequié: preocupante, Chesf não tem plano de emergência, haverá hoje às 15h reunião, Rui Costa visita a cidade hoje à tarde

Aconteceu nesta segunda-feira(27Dezembro21), por volta das 12h, na Câmara Municipal de Vereadores uma Coletiva de Imprensa que contou também com a participação de alguns vereadores para tratar de assuntos relacionados as chuvas e cheias dos rios. A coletiva contou com a presença de Zé Cocá, Prefeito de Jequié, Poliana, Vice-Prefeita, Marcus Maia, Defesa Civil do município, representante do Corpo de Bombeiros, da CDL e ACIJ com Antônio Lins, Subsecretário Federal de Assuntos Administrativos do Ministério da Cidadania, representando o Ministro da pasta, João Roma.

Segundo Marcus Maia, Coordenador da Defesa Civil de Jequié, o órgão vem recebendo demandas desde o mês de outubro, início das chuvas, só no dia 12 do referido mês foram mais de 1.000 ocorrências, as quais foram atendidas de acordo as necessidades e passado orientações as pessoas. Marcus disse ainda que sua equipe está presente em toda a cidade auxiliando.

De acordo a Marcus Maia, o fato preocupante é que a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) ainda não apresentou o Plano de Emergência, o que é de responsabilidade da companhia, desde a solicitação da Prefeitura a cerca de 15 dias atrás sobre a situação de enchentes.  Segundo Marcus, em reunião on-line representantes da Chesf disseram não ter esse Plano. Nesta segunda-feira, 27, às 15h haverá uma reunião, onde a Defesa Civil de Jequié em conjunto com a Procuradoria do Município apresentará uma notificação a Chesf para que ela apresente esse Plano, que de acordo a uma Lei Federal, a Chesf tem obrigação de apresentar para todas as barragens, o Plano Emergencial.

“Nós vamos notificar a Chesf. “ Reafirmou Marcus Maia.

“Essa fala é preocupante, a Chesf tem por obrigação ter esse Plano Emergencial, parecia que não choveria mais nessa proporção, mas a natureza é cíclica, aconteceu agora. Novamente temos uma chuva nessa proporção”. Disse Zé Cocá, Prefeito de Jequié.

Com a reunião de hoje, às 15h no Corpo de Bombeiros com a participação de representantes da Chesf, Prefeitura e Bombeiros para resolver a situação da falta do plano, Zé Cocá garantiu que após a reunião a Prefeitura Municipal de Jequié irá divulgar uma Nota Oficial em conjunto com a Chesf para saber qual a previsão de hoje e amanhã e os próximos dias de liberação de água e qual o Plano Emergencial da Chesf.

O prefeito de Jequié, Zé Cocá disse ainda que o Governador da Bahia, Rui Costa estará em Jequié, na tarde de segunda feira visitando os pontos afetados pela cheia dos rios em Jequié, em decorrência das chuvas.

A Chesf, em Boletim Hidrológico Diário da Barragem da Pedra, na data de ontem(26/12) diz que o Reservatório da Pedra atingiu 72,51% de seu volume útil, com  afluência média diária de 1.720 m3 /s e defluência média diária de 700 m3 /s.

A previsão meteorológica continua a indicar ocorrência de chuvas, com intensidade de moderada a forte, na Bacia do Contas.

Hoje, 27/12, está prevista uma afluência média diária da ordem de 2.500 m3 /s. A defluência média diária será elevada para o valor de 800 m³/s. Ressaltamos que a vazão de restrição do Vale é de 800 m³/s, valor que poderá vir a ser superado, caso as condições hidrometeorológicas observadas na bacia assim o requeiram.

Destacamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas.

Em virtude de a Bacia do Rio de Contas encontrar-se no seu período úmido é importante e necessário que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista a possibilidade da prática de vazões mais elevadas neste período devido à ocorrência de chuvas na bacia, observando os limites operativos vigentes.

 

BomFm – André Bomfim

Foto: André Bomfim.

Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Notícias, Entretenimento, Jequié, Chuvas, Chesf, Barragem de Pedra, Antônio Lins, Ministério da Cidadania, Rui Costa.