Buscar em:
Comunicação
Fiação é abandonada por telefônicas e dá dor de cabeça a moradores da Rua Ari Barroso, no Jequiezinho
Quem desconhece a diferença com os fios de energia elétrica, com razão, teme se aproximar e por isso evita o contato, mesmo assim veículos são estacionados sobre os cabos.
Ler Texto
Postada em: 24/01/2023
Atualizado em: 24/01/2023
Fiação é abandonada por telefônicas e dá dor de cabeça a moradores da Rua Ari Barroso, no Jequiezinho
Seja pela falta de manutenção adequada ou por incidentes envolvendo caminhões ou ônibus que se “enroscam” na fiação, é comum encontrar pelas ruas de Jequié fios de telefonia rompidos sobre vias e calçadas, pondo em risco a população. O primeiro desafio nestes casos é saber qual empresa precisa fazer o reparo, enquanto na prática o que se vê é o problema se manter por dias ou até semanas.

Leia também: Telefonia e internet: fios espalhados geram poluição visual e riscos em Jequié, moradores do bairro Jequiezinho reclamam

Na Rua Ari Barroso, no Jequiezinho, em Jequié, por exemplo, o problema que já ocorre há pelo menos seis dias, mudou até mesmo a rotina de quem passa por lá. Fios de telefonia foram retirados dos portes pela empresa, Neoenergia Coelba para troca de postes na quinta-feira(19Janeiro23), as empresas de telefonia foram reinstalar os novos fios de internet na sexta-feira(20Janeiro23) e abandonaram os fios antigos pendurados nos portes sobre os passeios e resto de material no meio da rua, e até o dia de hoje, terça-feira(24Janeiro23) ninguém foi retirar os cerca de 20 cabos de internet em desuso.


Quem desconhece a diferença com os fios de energia elétrica, com razão, teme se aproximar e por isso evita o contato, mesmo assim veículos são estacionados sobre os cabos.


Em algumas ruas de Jequié, a população tem que lidar com um desconforto ótico: o excesso de fios de telecomunicações impacta a paisagem urbana do município. Além de se constituir como poluição visual, o emaranhado de cabos também é visto como perigo à segurança dos jequieenses.

Confira se a sua operadora de internet atua de maneira regular

O cliente também pode ser um aliado da Neoenergia Coelba no combate às ligações irregulares de internet e telefonia. No site da distribuidora, o cliente pode verificar se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular. Para acessar, basta seguir os seguintes passos: acesse o site (www.neoenergiacoelba.com.br) > na página principal, selecione “Atendimento > “Compartilhamento de postes” > clique em “Empresas de Telecom Habilitadas”.

Ao verificar a aba, “Empresas de Telecom Habilitadas”, em Jequié, a reportagem do portal BomFm encontrou apenas duas empresas, quais sejam, HE-NET (HE-NET Telecomunicações LTDA) e a SENDNET (SENDNET Telecom LTDA).

Confira AQUI a lista de empresas habilitadas por cidade.

Responsabilidade sobre a manutenção

Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a responsabilidade pela manutenção dos postes e redes telefônicas é dividida entre as empresas proprietárias dos mesmos (empresas de energia elétrica) e as operadoras que os alugam para a instalação de fios. Cabe a ambas as concessionárias os usar e manterem as redes de forma adequada.

A Anatel rotineiramente atende ocorrências via ouvidoria das companhias estaduais de energia elétrica e as direciona para as prestadoras de telecomunicações, para que sejam tomadas as providências. Em caso de risco de queda de postes ou de fios soltos, a orientação da agência é que a população entre em contato diretamente com a concessionária de energia elétrica que em seguida aciona as operadoras ou a própria Anatel. Instruções sobre os serviços e reclamações o consumidor pode fazer à agência acessando este LINK.

O compartilhamento dos postes é obrigatório  

O compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 002/2001, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), 004/2014 da Aneel e Anatel e 797/2017, da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender à normas técnicas e comerciais específicas.     

Os contratos celebrados entre a Coelba e as empresas usuárias dos postes explicitam detalhadamente todas as obrigações das partes, dentre elas a responsabilidade pela manutenção e fiscalização das redes por parte das respectivas empresas que utilizam os postes. Ou seja, cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence.  

  A distribuidora de energia fiscaliza  

A Coelba é responsável pela fiscalização, operação e manutenção da rede elétrica. Durante a fiscalização da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade na fiação de outra empresa, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção. Quando é identificada situação que envolva a segurança, a Coelba elimina a situação de risco e notifica a empresa responsável para as devidas providências.     
Em 2020, foram gastos mais de R$ 5,7 milhões com o ordenamento de cabos de uso mútuo. Os técnicos da Coelba organizaram 391 quilômetros  de rede e removeram 761 quilômetros de cabos (cerca de 72 toneladas).  

Sobre a Coelba

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
 
BomFm – André Bomfim.
Foto: Agência BomFm/André Bomfim.

Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Fiação é abandonada por telefônicas e dá dor de cabeça a moradores da Rua Ari Barroso, no Jequiezinho.