Notícias

Aconteceu a II Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras em Jequié
Notícias / 13 Junho 2022 /

Aconteceu a II Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras em Jequié

Com o tema "Direito, Sociedade e Acesso à Justiça" a II semana Jurídica da Faculdade Pitágoras, promoveu uma série de palestras nos dias 09 e 10 de junho, no Centro de Cultura ACM. Esse evento teve como objetivo, promover o diálogo entre profissionais, e estudantes de direito, além de oportunizar estudantes, profissionais e pesquisadores da área a discutirem sobre a temática e estimular a produção de conhecimento na perspectiva da transdisciplinaridade.

Os dois encontros contaram com palestras e momentos de debates, e teve a presença da coordenadora do curso de direito da Faculdade Pitágoras, Dra. Liz Sampaio, o presidente da OAB Subseção de Jequié, Dr. Luiz Henrique Malta, a vice-presidente Dra. Ana Carolina Santana, a diretora da Faculdade Pitágoras, Vânia Freitas e demais participantes, advogados, estudantes, bacharéis em direito, servidores públicos entre outros.

Uma plateia bastante participativa, sempre enriquecendo o conteúdo com perguntas interessantes, inclusive sobre a presença de policiais nos cursos de direito, sobretudo no município de Jequié.

Em um bate-papo com Aline e Gisele, alunas do curso de direito, 5? semestre, elas disseram que eventos como esse são muito importantes para troca de conhecimento, pois não é apenas estar em sala de aula que traz conhecimento, é importante participar de palestras e seminários para a troca de experiências. O evento foi aberto com uma apresentação de artistas regionais, com um repertório da MPB.

Em seguida iniciou-se a primeira palestra, com o Defensor Público da Bahia e mestre em filosofia do direito, Dr. Rafael Vergo Scorpião, que abordou a temática a respeito da democratização do acesso à justiça e a defesa dos vulneráveis, ainda falou da grande importância do conhecimento para ter acesso aos direitos fundamentais.

Logo depois foi a vez do professor Dr. Miguel Bomfim, advogado, professor e mestrando em relações étnicas que abordou sobre o pacote anticrime, o sistema acusatório e o devido processo legal. Além de responder a algumas dúvidas dos alunos levantadas durante a palestra.

" O Direito Penal é dinâmico, a gente aprende isso logo no primeiro semestre e é importante a gente entender que todos os dias vão ter atualizações legislativas, todo dia vai ter uma decisão judicial que vai alterar. Então, a semana jurídica é importante para mostrar para os alunos e até mesmo para toda a comunidade jurídica a necessidade de atualização e do estudo constante, para que cada vez mais a gente consiga entender como andam as leis no nosso país". Disse o professor Miguel Bomfim.

Em sequência com as palestras, no segundo dia, foi a vez do professor Lula, Dr. Luiz Carlos Vasconcelos, diretor da justiça Federal em Itabuna, encantar a plateia com seu conhecimento, seu bom humor e ainda teve o momento do "desenrola, bate e joga de ladinho", ele abordou em sua palestra a temática sobre o direito a prova e o efetivo exercício do devido processo legal. Em entrevista falou sobre a importância desse evento.

 "Um evento importantíssimo porque todos os alunos e qualquer profissional do direito precisa estar envolvido nesses eventos jurídicos para formar uma mentalidade mais contemporânea com o que se exige do direito hoje." Disse o professor Dr. Luiz Carlos Vasconcelos.

E a semana jurídica teve como último palestrante Dr. Matheus Biset, sócio do escritório Gamil Foppel Advogados Associados, em Salvador, professor e advogado na área criminal que explanou sobre a imparcialidade do julgador, como desafio para exercício do direito de defesa. O evento teve grande número de participantes durante os dois dias, e a presença de diversas personalidades da área jurídica do município e região.

Em um bate-papo com a coordenadora do curso de direito da Faculdade Pitágoras e organizadora do evento Dra. Liz Sampaio, ela disse.

 "O evento foi incrível! Contou com o ambiente organizado e tranquilo, ocorreram debates e conversas construtivas e atualizadas da nossa área jurídica".

A professora, Dra. Liz Sampaio, já deixou registrado que vai ter a 3? edição do evento, a III Semana Jurídica. Agradeceu a todos os participantes e disse que conta com a presença de todos na próxima edição.

BomFm – Cinthia Jullie.

Foto: Cinthia Jullie.

 Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Notícias, II Semana Jurídica da Faculdade Pitágoras em Jequié.