Cultura

Bibliotecas municipais do interior da Bahia recebem visita técnica da Fundação Pedro Calmon
Cultura / 02 Maio 2022 /

Bibliotecas municipais do interior da Bahia recebem visita técnica da Fundação Pedro Calmon

A Gerência do Sistema Estadual de Bibliotecas (GESB) e a Assessoria Técnica (ASTEC), da Fundação Pedro Calmon (FPC/ SecultBa), visitaram três municípios do estado da Bahia nos dias 27, 28 e 29 de abril. O objetivo foi realizar visitas técnicas nas Bibliotecas Municipais orientando a equipe que atua na gestão das unidades nas cidades de Mundo Novo, Pintadas e Quixabeira. Além de reuniões com os gestores do Executivo Municipal, com o intuito de propor uma maior atuação de fomento do livro e da leitura.

Durante todos os encontros, a gerente da GESB, Ingrid Paixão, que mediou as reuniões juntamente com a equipe da ASTEC, reforçou que o intuito da visita era de entender as atividades realizadas pelas bibliotecas, além de ressaltar a importância de realizarem o cadastro de bibliotecas públicas, que tem como finalidade mapear e dar maior visibilidade para as unidades.

"Nossas visitas tiveram sentido de juntar forças com a gestão municipal e viabilizar novas ações em prol da cultura local. É importante que as unidades realizem o cadastro, e assim possamos além de mapear, viabilizar doações de exemplares para o acervo, bem como de equipamentos e oferecer o curso de capacitação em auxiliar de biblioteca, com disciplinas como acessibilidade, automatização de bibliotecas, desenvolvimento de coleções, marketing de bibliotecas, entre outras", declarou Ingrid.

Mundo Novo - A visita na Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Nicanor de Oliveira Cunha, localizada no município de Mundo Novo, aconteceu na última quarta-feira (27), e contou com a presença de Lionela Lopes, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, do secretário executivo da Secretaria, Arlenio Batista, Priscila Rodrigues, coordenadora da biblioteca municipal, além de servidores da unidade.

A biblioteca de Mundo Novo, encontra-se em processo de restauração e reforma, após os estragos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o município. As orientações da equipe foram no sentido de aprimorar a catalogação e organização do acervo, bem como modernizar o processo para o usuário final. A equipe da ASTEC reforçou a importância do município em realizar o cadastro, para viabilizar a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a biblioteca pública municipal e a FPC.

Pintadas - A Biblioteca Municipal Professor Paulo Freire, localizada em Pintadas, encontra-se no momento em funcionamento dentro da escola municipal Zilda Dias, enquanto um outro espaço é preparado para recebe-la de forma mais estruturada. Durante o encontro estiveram presentes o secretário de Educação do Município, Vandelson Gonçalves, o assessor da Biblioteca, Ailson França, Geise de Souza e Telma Guimarães, coordenadora pedagógica e diretora de projetos do município, respectivamente.

O novo espaço, que irá receber a unidade que completa 12 anos em 2022, fica numa localização mais central da cidade e a proposta da gestão municipal é que o espaço abrigue salas para leitura, acervo, espaço infantil, sala para exibição de audiovisuais, além de palco para contação de história. "Queremos fomentar ainda mais a formação literária em nosso município, além da inauguração da nova biblioteca pretendemos realizar também um festival literário no segundo semestre", declarou o secretário de Educação, Vandelson Gonçalves.

Durante a visita que aconteceu na última quinta-feira (28), a gestão municipal entregou o Termo de Cooperação Técnica com FPC, assinado pelo prefeito do município. A equipe da Fundação aproveitou o momento para indicar algumas atividades virtuais e ações online a serem realizadas enquanto a nova unidade não é inaugurada.

Quixabeira - O município de Quixabeira recebeu a equipe da FPC na sexta-feira (30). O encontro aconteceu na Biblioteca Municipal Padre Alfredo Haasler e contou com a presença da secretária de Educação, Gilvanda Mendes, da gestora da unidade, Jadicelia Andrade e de Marta Lopes e Ivailda Oliveira, servidoras da biblioteca do município. Durante a reunião, a equipe da GESB e da ASTEC orientaram as responsáveis pela unidade, no sentido de melhoria na disposição do acervo e no auxílio para realização do Termo de Cooperação Técnica.

A unidade de Quixabeira possui um acervo com cerca de 800 exemplares e além das ações de fomento e incentivo ao livro e a leitura como premiado projeto Biblioteca Itinerante, realiza cursos de teatro, artes visuais e escrita criativa dentro do projeto QArte, realizado na unidade e coordenado pelos professores Eli de Castro e Jean Santos. A Biblioteca Municipal recebe cerca de 180 usuários semanalmente entre alunos do projeto e leitores.

BomFm – André Bomfim com informações da Asocm/SECUL/BA.

Foto: SECULT/BA.

 Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Notícias, Bibliotecas municipais do interior da Bahia recebem visita técnica da Fundação Pedro Calmon.