Cultura

André Bomfim, assina contrato na SecultBA como Representante Territorial de Cultura do Médio Rio das Contas
Cultura / 10 Junho 2022 /

André Bomfim, assina contrato na SecultBA como Representante Territorial de Cultura do Médio Rio das Contas

Em Salvador, na manhã desta quarta-feira (08), Representantes Territoriais de Cultura - RTC foram recebidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), para assinaturas de seus contratos de trabalho, ao lado da superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), Ana Teixeira, e da chefe de gabinete, Cristiane Taquari. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) assumiu os territórios de identidade como política para assegurar a atenção à diversidade de manifestações culturais presente em todos os territórios da Bahia.

André Bomfim, Produtor Cultural, Gestor Público (Unopar), Rádio Tv e Publicidade (ICB), Estudante de Direito (Pitágoras), participou da diretoria do Conselho Municipal de Cultura de Jequié, Filarmônica Amantes da Lira, UNNEJ - União de Negros e Negras de Jequié, Colegiado Participativo do Centro de Cultura ACM, membro atual da Associação Cultural de Jequié-ACJ, Câmara Temática e Técnica de Cultura do Colegiado de Identidade do Território Médio Rio das Contas e foi membro do Núcleo Diretivo da entidade. Produtor Cultural desde 1998 até a atualidade exercendo várias atividades culturais, André trabalhou como Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequié, foi Diretor de Cultura da Prefeitura Municipal de Gandu, professor, instrutor do Curso de Produção Cultural e Projetos (Programa Trilha da Artes - Fase II - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia / Secretaria do Trabalho Emprego e Renda).

A função do Representante Territorial da Cultura foi instituída pela Lei Orgânica da Cultura da Bahia, nº 12.365, e dentre as suas atribuições estão prestar assessoria aos dirigentes municipais de cultura para a implantação dos Sistemas Municipais de Cultura; realizar levantamento de informações e dados, além de visitas, acompanhamentos e fiscalizações aos projetos da SecultBa; articular as Câmaras Temáticas de Cultura; e mobilizar públicos e redes específicos para as ações e projetos da SECULT-BA no seu território.

Ao todo, 28 RTCs foram contratados em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, para atuarem nos 27 territórios de identidade da Bahia, articulando os segmentos culturais entre os municípios, e colaborando com o fortalecimento dos sistemas municipais e estadual de cultura.

O processo foi realizado por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, e visou aferir o perfil do candidato a partir do nível de escolaridade, conhecimentos específicos e experiência profissional desempenhada nos municípios do território de identidade para o qual o candidato concorre.

O Território de Identidade Médio Rio das Contas, é composto por 16 munícipios, quais sejam Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Dário Meira, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Itamari, Jequié, Jitaúna, Manoel Vitorino, Nova Ibiá, Ubatã. O Território de Identidade Médio Rio das Contas, tem a proeminência de Jequié, que influencia a dinâmica econômica e social dos demais municípios do território que, em sua maioria, apresentam características semelhantes: elevada participação do setor terciário na atividade econômica e nível médio de urbanização. Este é o principal polo de desenvolvimento regional e tornou-se o ponto de convergência de serviços e comércio de mercadorias que se firmaram na cidade.

BomFm – BomFm.

Foto: Divulgação.

 Ouça a nossa rádio, basta apertar o play. Inscreva-se também no YouTube e ative as notificações, siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, Telegram (@bomfmoficial) e no nosso contato: WhatsApp (73) 9.9974-5576. Você bem informado (a).

Tags: Jequié, Bahia, Brasil, BomFm, Notícias, André Bomfim, assina contrato na SecultBA como Representante Territorial de Cultura do Médio Rio das Contas.